Ribeirão Preto, 25 de Outubro de 2014.

Vacina contra HPV fará parte do calendário vacinal a partir de março de 2014

Ela será oferecida a meninas de 11 a 13 anos e tem a finalidade de prevenir o câncer de cólo uterino

Vacina contra HPV fará parte do calendário vacinal a partir de março de 2014

A partir de março do próximo ano, a vacina contra o HPV (Papiloma Virus Humano) vai integrar o calendário vacinal do Ministério da Saúde. A implantação da vacina no Sistema Único de Saúde tem o objetivo de prevenir o câncer de colo do útero e, inicialmente será oferecida para meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. “No ano de 2015 será para meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, para meninas a partir dos 9 anos”, avisa a médica Ana Alice Castro e Silva, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

Assim que a vacina for disponibilizada pelo Ministério da Saúde, a partir de março de 2014, ela será oferecida em todas as salas de vacina públicas do município para meninas na faixa etária específica. “Nossa intenção é logo no início do ano, procurar a Secretaria da Saúde para estudarmos a melhor forma de divulgarmos esse novo benefício à população, bem como sua importância”, acrescentou.

Segundo a médica, trata-se de uma vacina não viva, quadrivalente, com o nome comercial Gardasil do laboratório MSD. “No Brasil será realizado o esquema estendido de três doses  recomendado pelo Grupo Técnico Assessor de Imunizações da Organização Pan Americana de Saúde (TAG/OPAS)”, disse a médica.

Esse esquema já foi adotado por outros países como Quebec e British Columbia/Canadá, Suíça, Colômbia e México. “Tal esquema possibilita alcançar a cobertura vacinal de forma rápida com a administração das duas doses, e a terceira dose, cinco anos depois, funciona como um reforço, prolongando o efeito protetor contra a doença”, justificou.

______________________________________________________

Com informações da CCS/Ribeirão Preto

Foto: Mateus Ferreira

Postado em 27.12.2013



Mais notícias: