Ribeirão Preto, 23 de Agosto de 2019.

Senac Ribeirão Preto lança Ensino Médio e Técnico em Informática

Curso prepara os jovens para o mundo do trabalho com formação profissional técnica e cidadã; inscrições estarão disponíveis a partir de 7 de agosto

Senac Ribeirão Preto lança Ensino Médio e Técnico em Informática

Em sintonia com as tendências do mercado educacional, o Senac São Paulo amplia sua área de atuação e lança o Ensino Médio e Técnico em Informática, que chega em 2020 à unidade Ribeirão Preto. Com inscrições abertas a partir de 7 de agosto, o curso visa à formação integral e proporciona que os estudantes concluam o ensino médio com uma profissão e um projeto de vida, e preparados para o ENEM e demais exames de admissão das universidades brasileiras.

As duas primeiras turmas do Ensino Médio e Técnico em Informática estão em andamento durante o ano letivo de 2019, no Senac São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. Ao todo, 80 alunos vivenciam o Jeito Senac de Educar no dia a dia e aprendem na prática e de forma integrada todo o conteúdo previsto para o ensino médio e para a formação técnica.

Em 2020, a instituição expande a novidade para mais 10 unidades do Estado. Na capital, o Ensino Médio e Técnico em Informática será ofertado nas unidades Aclimação, Lapa Tito, Nações Unidas e São Miguel Paulista. No interior, além de Ribeirão Preto, o curso também estará disponível nas unidades Campinas, Pindamonhangaba, Piracicaba, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba. As inscrições estarão abertas em 7 de agosto de 2019, com 40 vagas por turma, entre bolsistas e pagantes. As aulas em Ribeirão Preto terão início em 27 de janeiro de 2020, das 7h30 às 12h45.

 “O curso prepara jovens conscientes de sua atuação, interagindo com indivíduos de diferentes contextos sociais e culturais, comprometidos com as transformações da sociedade. As aulas têm como fio condutor projetos que integram todas as ações ao longo dos anos letivos”, explica Josiane Serrano, gerente da unidade Ribeirão Preto.

Para o Senac São Paulo, a educação profissional é vista como ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa à inserção social e à ação participativa. Assim, a educação profissional deve estar voltada para desenvolver as competências para o trabalho e para a melhoria da qualidade de vida.

Preparação para o mundo do trabalho

Voltado àqueles que já completaram o ensino fundamental, o Ensino Médio e Técnico em Informática tem proposta pedagógica inovadora e sua metodologia contempla formação cidadã, aprendizagem com autonomia e desenvolvimento de competências. Além disso, a prática pedagógica contextualizada do curso prepara os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais provas de admissão das universidades brasileiras, e os coloca frente a situações de ensino-aprendizagem que possibilitam a solução de questões da vida cotidiana.

O curso compreende toda a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e é dividido em áreas do conhecimento, não em disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa e informática); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física, química e informática); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia, filosofia e informática); e Matemática e suas Tecnologias (matemática e informática). Durante os três anos letivos, são desenvolvidos projetos que integram essas áreas do conhecimento e a formação profissional.

Além das atividades relacionadas a cada área, os alunos recebem suporte individualizado para desenvolver seu projeto de vida e carreira, em sintonia com sua história e suas vontades, e o projeto de formação profissional. Todas as aulas são dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais em diversos ambientes da unidade, explorando toda a infraestrutura de laboratórios e espaços oferecidos. E todos os professores possuem formação sólida e experiência profissional na área.

Atuação profissional      

O aprendizado na prática e a infraestrutura oferecida pelo Senac São Paulo são grandes diferenciais oferecidos pela instituição. Ao final de cada ano letivo, o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e já tem a possibilidade de atuar no mundo do trabalho. Após o primeiro ano, ganha o título de Assistente de Suporte de Manutenção em Computadores; no segundo, é certificado como Assistente de Operação de Redes de Computadores; e, no terceiro, recebe o título de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais.

Ao término do Ensino Médio e Técnico em Informática, o aluno estará capacitado para atuar como técnico em informática e realizar o planejamento e a execução dos processos de manutenção de computadores, operação de redes locais de computadores e o desenvolvimento de aplicativos computacionais. Com essa formação, poderá atuar em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como as do setor de comércio, serviços, indústria, consultoria, ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

Para mais informações e inscrições, acesse: www.sp.senac.br/ensinomedio.

Serviço:

Ensino Médio e Técnico em Informática – Turmas 2020

Inscrições: a partir de 7 de agosto de 2019

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/ensinomedio

Local: Senac Ribeirão Preto

Endereço: Av. Capitão Salomão, 2133, Jardim Mosteiro – Ribeirão Preto/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/ribeiraopreto

_____________________________________________________

Fonte: ComTexto Comunicação Integrada

Postado em 06.08.2019



Mais notícias: