Ribeirão Preto, 16 de Dezembro de 2019.

Rede Amigo do Idoso promove encontro sobre inclusão digital para a população idosa em Ribeirão Preto

Palestras abordarão a importância da comunicação para a inserção social, prioridade para o público 60+

Rede Amigo do Idoso promove encontro sobre inclusão digital para a população idosa em Ribeirão Preto

O envelhecimento da população idosa é um dos maiores desafios deste século. Em Ribeirão Preto, oitava cidade mais populosa do estado de São Paulo, a população com mais de 60 anos é de 76.272. É mais do que o dobro da faixa etária de de 15 a 18 anos, que é de 37.533.  O estado paulista, por sua vez, abriga mais de 7,5 milhões de idosos. Este público merece atenção redobrada de todos: governos, sociedade civil e população. Com os olhos voltados para a mudança de realidade do público sênior nos últimos anos - maior expecativa de vida, mudanças de comportamento e os impactos da ciência e da teconlogia, a Rede Amigo do Idoso de São Paulo (RAISP) realiza em Ribeirão Preto duas palestras voltadas para a inclusão digital do público 60+ . O encontro ocorrerá no dia 28 de novembro na OAB/ Ribeirão Preto. 

A Rede Amigo do Idoso foi criada este ano pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC). O objetivo da iniciativa é conscientizar este público, que deverá dobrar até 2050, sobre a importância dos meios de comunicação como instrumento de relacionamento e socialização. Um público que precisa estar consciente de como e por quê a tecnologia precisa fazer parte do seu dia a dia, pois é através dela que a informação e o conhecimento circulam e, consequentemente, lhes permite ter uma visão mais clara do presente e do futuro que os aguarda.

Dois temas serão abordados nas palestras em Ribeirão Preto. O primeiro será “Comunicação e Longevidade”, com uma exposição do estudioso dos impactos da ciência e da tecnologia na longevidade e influenciador 50+, Ricardo Mucci. Já a segunda palestra terá como tema “Uma rede para todos - compartilhar para somar”, ministrada pelo profissional de Tecnologia da Informação José Geraldo Magalhães, que falará sobre a importância da Rede Amigo do Idoso como canal de comunicação e integração da população idosa do Estado de São Paulo.

O objetivo da Rede Amigo do Idoso é difundir, com apoio dos conselhos municipais de idosos do Estado de São Paulo, um conjunto de ações públicas e privadas, voltadas para a valorização e a qualidade de vida da população 60+. A ação presencial envolve a realização de 32 palestras gratuitas, programadas para acontecerem em novembro e dezembro de 2019 e maio de 2020, em 15 cidades-polo de São Paulo e na capital paulista.

Além de Ribeirão Preto, a programação envolve os seguintes municípios: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, São José dos Campos, Santos, Sorocaba, Registro e Santos e São Paulo. A meta é a de impactar 132 cidades paulistas que têm população acima de 50 mil habitantes

O projeto, que é apoiado pelo Conselho Estadual do Idoso de São Paulo, foi concebido pelo jornalista e influenciador 50+, Ricardo Mucci, que ressalta a importância de atividades integradas para este segmento da população.

“Nos últimos seis anos, a população idosa do país cresceu 26% e em menos de 10 anos, o Brasil será um país idoso, pois teremos mais pessoas acima dos 60 anos do que jovens até 15 anos de idade.  Esse fenômeno acentua-se bastante em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, que abrigam mais de 30% da população idosa do país.  A Rede Amigo do Idoso de São Paulo vem para contribuir para a inclusão digital deste público, primeiro passo para sua inserção social e, consequentemente, para que governos, empresas e a sociedade sejam mais proativos no enfrentamento do desafio de assegurar qualidade de vida para os idosos de nosso estado”, afirma Mucci.

A Rede Amigo do Idoso  tem como plataforma permanente de comunicação o portal www.raisp.org.br, um espaço para promover a inclusão digital do público 60+. O propósito do portal é conectar o público às diversas instituições públicas e privadas e, divulgar informações atualizadas sobre saúde, serviços, finanças e políticas públicas voltadas para o idoso. O portal disponibiliza também uma versão atualizada do Estatuto do Idoso para baixar em formato PDF.

A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Vera Luzia do Nascimento Fritz, afirma que a Rede reforçará as ações dos Conselhos. “Na medida em que os conselhos tiverem acesso ágil às informações que permeiam o envelhecer, o trabalho terá melhor qualidade e atingirá objetivos gerais que é a melhoria na política pública municipal, estadual e nacional.”

Sobre Ricardo Mucci

Jornalista formado pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista, com tese sobre Comunicação e Longevidade. Trabalhou na Folha de São Paulo, na TV Cultura, na Rede Globo e na Rede Bandeirantes. Foi assessor do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Inovação da Prefeitura de São Paulo. É CEO da Umana Media House (umana.com.br), produtora de séries de TV e documentários.  Vencedor do prêmio Prix Jeunesse Iberoamericano de 2017, com a série “Trabalhar pra quem?”. É responsável pelo Centro de Estudos da Longevidade da FAPETEC (fapetec.org), criador do portal ViverAgora (http://viveragora.com.br) e diretor geral da Rede Amigo do Idoso de São Paulo (https://raisp.org.br )É comunicador e influenciador sênior junto ao público 50+.

Sobre José Geraldo Magalhães

É jornalista, diretor de vídeo e programador web. Trabalhou como repórter cinematográfico e diretor de programas de televisão na Rede Manchete e realizou diversos vídeos corporativos e programas de televisão entre 1986 e 1996.Desde 1996 tem se dedicado ao estudo, desenvolvimento e implantação de sistemas de internet em várias agências de publicidade e empresas próprias. São mais de 200 sites, intranets, extranets, sistemas de compra e transmissão de vídeo e áudio via internet realizados para diversas agências, marcas e clientes no Brasil e no exterior. Desde 2009 é sócio da Toborino Software e atende a clientes no Brasil, América do Sul, Europa, África e Índia.

Palestra: Rede Amigo do Idoso

Data: 28 de novembro às 14h30

Local: Anfiteatro da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil

Endereço: Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215, Jardim São Luiz, Ribeirão Preto

Rede Amigo do Idoso de São Paulo nas redes sociais

Facebook: @RedeAmigodoIdosoSP

Youtube: @redeamigodoidososp

Instagram: @redeamigodoidososp

Patrocinadores: Bayer, Getnet, Apsen Farmacêutica, Mattos Fillho, Raízen, Teleperformance, PwC, Consigaz

_________________________________________________

Fonte: Atelier de Imagem e Comunicação

Imagem ilustrativa: internet

Postado em 27.11.2019



Mais notícias: