Ribeirão Preto, 18 de Dezembro de 2018.

Otacílio Ferreira: um ícone da imprensa interiorana!! - por Welson Gasparini

Otacílio Ferreira: um ícone da imprensa interiorana!! - por Welson Gasparini

A morte do jornalista Otacílio Gonçalves Ferreira – o “Otacílio” do jornal “Feitiço da Vila” de Orlândia – foi, pra mim,  o fato triste da semana passada. Além de seus méritos profissionais, Otacílio era, acima de tudo, um amigo sincero.  Sua lealdade aos amigos e sua paixão por Orlândia tornavam-no uma figura realmente marcante.   

Em todas as vezes nas quais cumpri compromissos pessoais ou políticos em Orlândia, ele estava sempre me acompanhando e cobrindo minhas visitas para o seu jornal.  Assim aconteceu desde quando, numa das minhas primeiras visitas àquela cidade após minha eleição para deputado estadual, tive oportunidade de conhecer o trabalho de alta tecnologia desenvolvido pelo grupo Intelli sob a liderança do empresário  Vincenzo Antonio Spedicato (atual vice cônsul da Itália na região de Ribeirão Preto)e reconhecido, internacionalmente, por clientes e parceiros em mais de 40 países. E cuja sensibilidade, por sinal, vai muito além dos muros da própria empresa: criou, assim,  a Associação Desportiva Classista Intelli, objetivando maior integração com a comunidade orlandina e fez de Orlândia (inclusive contratando o super-craque Falcão) campeã brasileira de futebol de salão. Aproveitei para manifestar-lhe minha alegria por conhecer de perto o seu trabalho e ainda agradeci – como descendente que sou de italianos – pelo modo como representa e engrandece a comunidade italiana regional. Fui entrevistado, naquela oportunidade,  pelo Watson Martins (da Orlândia Rádio Clube) e, atendendo gentil convite da então prefeita municipal Flávia Mendes Gomes, tive oportunidade de encontrá-la, assim como com o então  vice-prefeito Pedro Bordin Netto e secretários municipais, tomando  conhecimento de algumas necessidades locais e  colocando-me à disposição para somar forças junto ao governo do Estado para atender reivindicações daquele município. Sempre acompanhado pelo Otacilio – bem como pelo presidente do PSDB municipal Eduardo Elias e pelos  vereadores Luiz Carlos Vilarim “Beia” e Gustavo Zordan – o  Hospital Beneficente Santo Antônio, para o qual destinei R$ 60 mil através de emenda parlamentar.

Otacílio sempre abriu as páginas do seu jornal para os meus artigos, publicando-os semanalmente e tornando-me, assim, um de seus colunistas efetivos. Volta e meia ele me visitava, em meu escritório regional de Ribeirão Preto, sempre trazendo-me reivindicações do interesse da sua comunidade.

Ele era, sem qualquer dúvida, uma pessoa idealista, apaixonado pela sua cidade e pelo jornalismo.

O “Feitiço da Vila” por ele fundado,  já  completando 20 anos de profícua existência,  era e continuará sendo uma tradição de Orlândia e de toda nossa região. Com sua morte repentina, provocada por um AVC que o acometeu no  sábado, 29-09,   todos perdemos: seus amigos, sua  cidade e os seus, entre os quais me incluo,   admiradores.  Perde, também, o jornalismo brasileiro, um expoente, verdadeiro ícone da própria imprensa interiorana!.

- Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

__________________________________

Postado em 10.10.2018



Mais notícias: