Ribeirão Preto, 24 de Março de 2019.

Honestidade, capacidade, idealismo e coragem!!! - por Welson Gasparini

Honestidade, capacidade, idealismo e coragem!!! - por Welson Gasparini

A nação brasileira  vive  um dos momentos mais tristes de sua história. Todos os dias os jornais e  as emissoras de rádio e de televisão anunciam,  com grande destaque,  os escândalos dos atos de corrupção envolvendo  administrações públicas e privadas.

Enquanto falta dinheiro para setores básicos como educação, saúde e segurança pública,  sobram os casos de desvios de milhões e até mesmo bilhões de reais  tirados das administrações públicas e indo  para os bolsos de corruptos e desonestos.

Os nossos presídios – conforme eu tenho me referido em diversos pronunciamentos na tribuna da ALESP -   estão super lotados de bandidos, mas são raros os casos de estarem presos os grandes ladrões. Estes, os ladrões da chamada “elite”,  geralmente contratam advogados de alta competência e espertos o suficiente para aproveitar as falhas de nossas leis e a morosidade do Poder Judiciário  em suas decisões finais e, assim, conseguem mantê-los livres de cumprir penas pelos crimes praticados...        Em alguns momentos chegamos a pensar:  o drama vivido pelo  Brasil não tem solução e, assim,  teremos de conviver  com estas injustiças.

Mas,  na verdade,  o Brasil pode sair desta situação e para isto é preciso que os brasileiros reajam e aproveitem o próprio processo democrático para escolher  políticos capazes de  aperfeiçoar nossas leis no Legislativo e no Executivo de forma a realizar reformas e ações garantidoras de uma vida de justiça e de paz para todos, acabando com a corrupção e colocando,  na cadeia,  os corruptos e ladrões.

Somente bons  políticos poderão  construir este novo Brasil tão desejado por todos os brasileiros: basta o eleitor saber, através do voto, escolher candidatos dele realmente merecedores .

Para  escolher os bons – conforme tenho pregado incessantemente -  é fundamental que eles possuam quatro qualidades fundamentais: honestidade, capacidade, idealismo e coragem. Os escolhidos têm  ser honestos mas não basta apenas a honestidade: é preciso, também, serem capazes de exercer suas atividades com a lisura esperada de um administrador ou legislador.

Honestos e  capazes sim mas,  também, idealistas: isto é, detentores de  valores morais, éticos e espirituais para alicerçar os seus comportamentos.

E,  finalmente além dos escolhidos serem honestos, capazes e idealistas – como corolário de todas essas virtudes - que tenham igualmente coragem para enfrentar os desafios de uma conjuntura adversa para  conquistar o  novo Brasil tão desejado pelos brasileiros.

Não será fácil, mas também não será impossível encontrarmos líderes políticos dotados destas quatro qualidades fundamentais num homem público: Honestidade, Capacidade, Idealismo e Coragem.

- Welson Gasparini é deputado estadual, professor, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

___________________________________________

Postado em 05.03.2019



Mais notícias: