Ribeirão Preto, 16 de Novembro de 2018.

Casa de Banho da criança, espaço desenvolvido para a CasaCor com o método Montessoriano

Beleza e sofisticação aliadas à independência e ao desenvolvimento dos pequenos foi o desafio da designer de interiores Lucéia Ambrózio para o maior evento do segmento nas Américas; Casa Cor chega a Ribeirão Preto pela primeira vez

Uma tarefa desafiadora: transformar o banheiro em uma casa de banho atrativa para crianças. E ainda mais do que isso, um local que pudesse contribuir de forma positiva com seu desenvolvimento e independência, de acordo com o método Montessoriano. Essa foi a tarefa da designer de interiores Lucéia Ambrózio no seu espaço na CasaCor Ribeirão Preto 2018. Em um ambiente de 6 metros quadrados, a profissional explorou detalhes e teve como premissa fazer uma "Casa de Banho" facilitadora para os pais e para os filhos.

Diante disto Lucéia desenvolveu o espaço onde a criança interage com o meio, um ambiente preparado de acordo com necessidades dos pequenos, onde tudo está ao seu alcance para que desenvolva autonomia desde muito cedo. A cuba, envolvida pelo lavatório em MDF faz a vez de um degrau para dar acesso à torneira e, quando a criança for crescendo, poderá fazer suas atividades do chão, sem maiores intervenções. Os nichos em MDF coloridos nas cores Rubi, Agata, Pistache e Azulão, auxiliam a cuba, que contém objetos para higiene pessoal, brinquedos lúdicos e decoração que ficam à vista e à mão para que possam ser utilizados pelos pequenos, sem que eles precisem, para isso, de um adulto.

Junto ao Ôfuro há uma barra deslizante com ducha manual onde a criança pode operá-la subindo e descendo o jato de agua de forma prazerosa e funcional. Sobre o apoio de MDF que serpenteia o Ofurô livros de banho e objetos para higiene pessoal podem ser facilmente encontrados. Próximo disso tudo, há uma cadeira de designer para dar apoio aos pais ou cuidadores. O cesto de crochê cheio de toalhas convida à servir-se. O vaso sanitário faz parte da linha kids para atender a primeira infância sem que se precise de auxílio. Os papéis higiênicos ao encontro com mundo infantil, coloridos e em tons vibrantes, um produto que parece até uma obra de arte, e por isso ficando à mostra e ao alcance das mãozinhas.

Há ainda diversos espelhos no espaço, todos com a função de ampliar e para que a criança posso reconhecer sua própria imagem. Segundo Maria Montessori, médica italiana que desenvolveu o método montessoriano, ao se enxergar, a criança começa a se reconhecer como indivíduo, auxiliando no desenvolvimento da autonomia e da força de vontade. As fitas de led reforçam e ressaltam o rebaixo de gesso e em formato de casinha, que é, muitas vezes, o primeiro desenho que a criança é estimulada a fazer, com formas geométricas e com referência a casa, ao lar. Dentro do box, que é também em formato de casinha, há nichos para suporte ao material de banho na altura dos pequeninos.

Para controlar a luz e a ventilação, Lucéia Ambrózio instalou persiana dando aconchego ao espaço de banho. Além disso, há também arandelas de Leds distribuídas por setor. Os revestimentos são claros e no padrão mármore, com formas geométricas para dar espaço ao grafismo que compõe o espaço, mergulhado no universo das águas.

"A intenção foi representar a forma de escrita ou expressão da primeira infância, dando abertura ao lúdico, ao movimento e ao design de forma livre", explicou a designer Lucéia Ambrózio.

Sobre a CasaCor Ribeirão Preto 2018

Ribeirão Preto recebe, pela primeira vez, a maior mostra de decoração, arquitetura e paisagismo das Américas entre os dias 22 de agosto e 30 de setembro, com o tema "Casa Viva".

A casa escolhida para receber o evento fica na Rua Garibaldi, 2760, no bairro Alto da Boa Vista.  Ao longo dos dias serão mais de 50 eventos durante a mostra e há no total 38 ambientes, sendo 10 externos. A expectativa é que 20 mil pessoas visitem a mostra em Ribeirão Preto.

Fornecedores da "Casa de Banho da Criança":

Cuba, ducha manual e vaso sanitário kids, todos Deca;

Lavatório em MDF Arauco;

Cadeira do Designer Fernando Mendes, da Design Brasil;

Tintas Sherwin william;

Persiana Hunter Douglas;

Revestimentos Linha Ôpera da Portinari, da Casa Rara Acabamentos Finos;

Itens de decoração da Augusta Loja.

______________________________________________________

Por Ana Catarina P. Barusco

Postado em 20.08.2018



Mais notícias: