Ribeirão Preto, 25 de Maio de 2019.

Banco de Sangue de Ribeirão Preto necessita de doação de sangue O+ e O-

Campanha emergencial sensibiliza doadores para repor estoques que estão abaixo do esperado

Banco de Sangue de Ribeirão Preto necessita de doação de sangue O+ e O-

A solidariedade humana salva muitas vidas. Esse é o princípio que motiva uma pessoa a praticar um simples, porém fundamental, gesto de amor que pode salvar a vida de até três pessoas: doar sangue. Sempre que uma transfusão é necessária, o paciente só pode contar com a solidariedade de outras pessoas. E o Banco de Sangue de Ribeirão Preto está convidando a população a, mais do que nunca, praticar esse gesto voluntário de doar sangue, pois os seus estoques encontram-se baixos, principalmente os dos tipos O- e O+.

Considerado universal, o sangue O- não pode faltar no banco, pois em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sague do paciente, ele é utilizado pelos hospitais. Já o sangue O+, também em falta, pode ser utilizado por pessoas com sangue A+, B+, AB+ e o próprio O+, por isso também é fundamental que esteja presente nos estoques. Em urgências neonatais, ou seja, com recém-nascidos, apenas estes tipos sanguíneos são utilizados.

"A demanda por esses tipos sanguíneos sofre um acréscimo considerável durante e pós períodos festivos ou feriados, em decorrência de acidentes de trânsito, transplantes, tratamentos de câncer e anemias, entre outros fatores. Consequentemente, há um aumento no consumo de bolsas de sangue pelos hospitais desproporcional ao número de doações realizadas nesse período", explica o líder de captação da unidade, Eli Mendes. O número de coletas que seja confortável frente a essa necessidade deveria ser, ao menos, 30% maior, informa ainda o líder.

Veja como é fácil doar

Para doar, basta uma leve picadinha indolor, é simples, rápido e seguro. Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar acompanhados pelo responsável legal). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Amadeu Amaral.  Mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.

______________________________________________________

Fonte: àsClaras Comunicação

Imagem ilustrativa: internet

Postado em 21.03.2019



Mais notícias: