Ribeirão Preto, 16 de Dezembro de 2019.

ACIRP em parceria com a RA 11 premia seis empresas exportadoras em Ribeirão e Região

Prêmio Exporta Ribeirão levou em consideração o volume anual exportado em dólar, quantidade de funcionários, selos de controle de qualidade, países exportados, número de patentes, entre outros declarados pelas empresas

ACIRP em parceria com a RA 11 premia seis empresas exportadoras em Ribeirão e Região

Na última terça-feira, dia 26, a ACIRP, em parceria com a RA 11 da FACESP, promoveu a V edição do Prêmio Exporta Ribeirão, voltado ao reconhecimento de processos de exportação de pequenas, médias e grandes empresas de Ribeirão e Região, nas seguintes categorias: até 1 milhão exportado; entre 1 e 10 milhões exportados; acima de 10 milhões exportados. Foram premiadas seis empresas.

 “Destacamos as empresas de Ribeirão Preto e Região que mais desenvolveram seus processos de exportação por serem exemplos a serem seguidos e servirem de inspiração para outras empresas que também tem potencial para ter sucesso na exportação”, afirma Dorival Balbino, presidente da ACIRP.

As empresas foram selecionadas de acordo com a pontuação realizada na resposta de um questionário com perguntas estrategicamente selecionadas, onde o critério foi determinado pelo núcleo de inteligência competitiva da ACIRP, dividindo as categorias por faixas de exportação. As empresas exportadoras de ribeirão preto e das cidades da região fazem parte da Administrativa 11 da FACESP.

Para Francisco Pinghera, vice-presidente da FACESP na RA 11, “o exemplo das vencedoras do prêmio precisa ser seguido por muitas outras empresas de nossa região que tem gestão eficiente e produtos de qualidade que podem atender o mercado internacional, gerando dividas, riqueza e empregos. ”

Categoria pequena empresa (até 1 milhão exportado)

Na ocasião, a Expansãobr recebeu prêmio na categoria de até 1 milhão exportado. A empresa fornece peças das linhas automotiva, agrícola e linha amarela, possui 10 funcionários e 21 anos de tradição no mercado internacional, exportando para clientes na América do Sul, América Central, México, Estados Unidos, Europa, África, Ásia e Extremo Oriente.

A Cerâmica Stéfani, fundada em 1947, é fabricante nacional de purificadores de água e seus acessórios. Seu crescimento permitiu o desenvolvimento de um grupo forte e reconhecido como Stéfani Ribeirão Diesel, composto por 19 empresas, com revendedores nos 26 estados brasileiros e distribuidores em mais de 40 países.

Categoria média empresa (1 e 10 milhões exportados)

A Agrimix, empresa do mercado sucroalcooleiro e na reposição de peças para veículos pesados, recebeu o prêmio Exporta na categoria entre 1 e 10 milhões. A empresa vem expandindo no mercado internacional nos últimos 10 anos, exportando para América do Sul, Central e Norte, Europa, Ásia e África. Conquistou o prêmio Exporta Ribeirão pela ACIRP em 2016 e 2017.

A Aditek também recebeu o prêmio Exporta na categoria de média empresa e é inovadora no cenário da ortodontia mundial com produtos de alta tecnologia. Sediada em Cravinhos-SP, a empresa possui hoje mais de 5.000 m² de área industrial e deu início a construção de seu novo complexo industrial em uma área de 20.000m², com previsão de término em 2021.

Categoria grande empresa (acima de 10 milhões exportados)

Outra empresa de destaque, a Alliage, com sede em Ribeirão Preto, foi premiada na categoria acima de 10 milhões exportados. Fundada em 2016, fruto da fusão entre duas das maiores indústrias odontológicas do mundo, hoje tem em seu portfólio diversas marcas voltadas para o mercado de saúde e está presente em mais de 100 países nos cinco continentes.

A Ourofino também figura como grande exportadora e levou o prêmio Exporta na categoria acima de 10 milhões exportados. Com 32 anos de atuação, a Ourofino Saúde Animal é uma empresa brasileira de capital aberto e com atuação internacional. Mantém escritórios próprios no México e na Colômbia, além de parcerias estratégicas que levam os produtos da marca para vários países. É formada por diferentes empresas, que atuam na fabricação e distribuição de produtos veterinários, e tem seu complexo industrial instalado em Cravinhos (SP), sendo considerado um dos mais modernos do setor.

Antes do encerramento do evento, os representantes das seis empresas premiadas foram convidados a expor um pouco de sua história ao público presente e responder algumas perguntas elencadas sobre motivos para exportar, benefícios, conquistas, dificuldades e visão de futuro na exportação.

O V Prêmio Exporta Ribeirão é uma iniciativa da ACIRP e neste ano teve a parceria com a RA 11e reconhece as empresas exportadoras a partir de critérios como volume anual exportado em dólar, quantidade de funcionários, selos de controle de qualidade, países exportados, número de patentes, entre outros.

______________________________________________

Fonte: OPA Assessoria em Comunicação

Foto: Rafael Cautella

Postado em 29.11.2019



Mais notícias: