Ribeirão Preto, 18 de Dezembro de 2018.

A importância do municipalismo - por Welson Gasparini

A importância do municipalismo - por Welson Gasparini

O futuro governador de  São Paulo, João Doria,  preparando-se para assumir esse cargo no próximo dia 1º de janeiro anunciou, durante entrevista, o propósito de criar  a Secretaria do Interior visando dar mais atenção aos municípios. Só posso, evidentemente, parabeniza-lo por tal iniciativa: vamos ter, efetivamente, um governador que entende a importância do movimento municipalista. Ele tem afirmado,  reiteradamente, o propósito de prestigiar os municípios,  através de convênios específicos, fortalecendo a própria ação do Estado. Disto, não tenho dúvidas,   São Paulo e a União precisam: a soma de forças e de esforços em prol de um bem maior que é melhorar a qualidade de vida da família paulista e brasileira.   Não importa, no caso, partidos ou convicções  ideológicas, mas sim  o bem estar de São Paulo e do Brasil.

Essa soma de esforços do governador eleito João Doria com os prefeitos do estado de São Paulo,  através dessa secretaria por ele pretendida,  dará maior protagonismo aos  municípios. Eu gostaria de sugerir ao nosso futuro governador que, ao  criar essa secretaria,  a instale em uma cidade do interior do Estado de São Paulo: inclusive tomo a liberdade de sugerir-lhe  sua instalação na   cidade de  Ribeirão Preto onde, acredito, será recebida com muito carinho para o atendimento a todos os  prefeitos paulistas  no encaminhamento das  suas legítimas reivindicações..

Parabenizo o governador eleito pela ideia de criar a criar a Secretaria do Interior. Escrevo isto com emoção porque sempre fui municipalista.  Fui, afinal.  quatro vezes prefeito da cidade de Ribeirão Preto e presidi durante sete anos - durante três mandatos - a Associação Brasileira de Municípios,  congregando  os municípios de todo o Brasil. Portanto, como municipalista, estou convicto:  através da descentralização administrativa – também anunciada pelo presidente eleito Jair Messias Bolsonaro - , dando maiores recursos e maiores atribuições aos prefeitos municipais, em uma conexão com os governos estaduais e com o governo federal, será possível alcançarmos  resultados mais positivos em todas as áreas.

Outro fato positivo, também anunciado por Dória – atendendo, inclusive, reivindicação formulada por mim e pelo vereador Mauricio Gasparini:  a  futura instalação,  em Ribeirão Preto de uma unidade do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar com 300 policiais, como  um braço do Departamento de Investigações Criminais, o Deic. Isso é importante porque a área da Segurança Pública está deixando em muito a desejar exigindo, assim, uma ação muito oportuna do futuro Governo do Estado de São Paulo dando atenção e prioridade a esse problema de tão graves consequências .

Gostaria de sugerir, ainda, ao futuro governador, maior atenção às medidas preventivas para garantir a saúde dos paulistas, entre tais priorizando o saneamento básico ainda ausente em muitas cidades do nosso Estado. Também solicito o seu apoio a uma campanha conjunta – envolvendo as secretarias da Educação e da Saúde – contra o consumo de cigarros orientando principalmente a juventude para os riscos representados pelo vício de fumar.

- Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

__________________________________

Postado em 04.12.2018



Mais notícias: