Ribeirão Preto, 24 de Março de 2019.

A importância da formação moral! - por Welson Gasparini

A importância da formação moral! - por Welson Gasparini

O professor João Adalberto Guimarães, brasileiro, em intercâmbio na Europa, entrou em uma estação de metrô em Estocolmo, capital da Suécia. Ele notou que havia, entre muitas catracas normais e comuns, uma de passagem grátis, livre.

Então, questionou à vendedora de bilhetes o porquê daquela catraca permanentemente liberada, sem nenhuma segurança por perto. Ela explicou:  “aquela catraca é  destinada às pessoas que, por qualquer motivo, não tenham dinheiro para poder comprar o bilhete. “

“E se a pessoa tiver dinheiro, mas simplesmente não quiser pagar?” , indagou o brasileiro.

“Mas por que essa pessoa faria isso?”, respondeu e ao mesmo tempo indagou a vendedora..

 A vendedora de bilhetes, ao fazer esta pergunta, certamente achou que ninguém – pelo menos em seu país - faria aquilo:  seria um absurdo, na visão dela,  alguém que, tendo dinheiro, passasse na catraca reservada apenas para o uso de pessoas ocasionalmente  sem numerário para pagar o bilhete de passagem.

Esse fato,  presenciado e  relatado pelo professor brasileiro, aconteceu em Estocolmo, capital da Suécia, cujos padrões morais colocam-na em situação de indiscutível  relevo no mundo civilizado.  

Será que no Brasil – cabe a indagação -  poderia ser colocada uma catraca grátis entre as catracas normais, em uma estação de metro, e ela somente seria usada por pessoas que, por qualquer motivo, não tivessem dinheiro para comprar o bilhete?

 Infelizmente, muitas pessoas abusariam e,  mesmo tendo recursos para pagar a passagem, usariam a catraca livre para levar vantagem,  dentro daquele princípio aceito por aqueles que acham ser “bobo” quem não aproveita as oportunidades de “levar vantagem” , mesmo ao custo de prejudicar o próximo.

Na realidade, nos dias atuais, são muitas as pessoas que usam e abusam das oportunidades de enganar as outras  visando  ganhos ilegais e imorais.

Para que as pessoas tenham, no dia a dia, um comportamento correto nas suas atividades é fundamental terem na sua formação, desde crianças, os ensinamentos morais, éticos e religiosos de respeito e amor ao próximo.

Esta formação de caráter tem de ser transmitida – conforme insisto sempre em meus artigos e em  pronunciamentos na ALESP -nas famílias, nas escolas e nas igrejas.

Quem recebe estes ensinamentos de amor e respeito às pessoas terá sempre, mesmo quando não estiver sendo visto e fiscalizado, procedimentos corretos e justos.

E se hoje, infelizmente, no Brasil, o princípio de levar vantagem, custe o que custar, mesmo significando  não respeitar as leis e os princípios morais, está sendo muito frequente em todos os segmentos da nossa sociedade. Isso acontece, claro,  porque não estamos reagindo...

Cabe-nos, pois, batalhar – antes que seja tarde demais – para melhorar e aprimorar os ensinamentos morais e éticos nas escolas,  nas famílias e onde quer possamos exercer qualquer tipo de influência positiva.

- Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

__________________________________

Postado em 19.11.2018



Mais notícias: