Ribeirão Preto, 28 de Julho de 2017.

Baiana do Acarajé

ACARAJÉ DA BAIANA!

Aqui todos os critérios de higiene e saúde são observados e a tradição dessa comida bem brasileira é mantida em todas as etapas.

O acarajé é um bolinho de origem africana feito de feijão fradinho moído, batido posteriormente com cebola ralada, água e sal e frito em azeite de dendê.

A iguaria é vendida em tabuleiros desde o início do século passado, e vem recheado com complementos: vatapá, caruru, salada, pimenta e camarão.
Trata-se de um dos mais importantes símbolos da cultura do Estado da Bahia e uma iguaria apreciada por baianos e turistas que ficam encantados com o sabor, aroma, cor e a forma descontraída de degustar este bolinho que é frito na hora e consumido nas ruas e praias.

A história do acarajé se confunde com a história do Brasil. Foi definido como “pão de comer” pelas negras escravas alforriadas e que passaram a comercializar o produto e outros quitutes em tabuleiros como forma de sobrevivência, logo após a libertação dos escravos. O nome “acarajé” deriva do Iorubá, língua de origem africana que por sua facilidade era falada por todos no tempo dos escravos, e a composição se dá através das palavras “acará”, que significa pão, e “ajeum” que é o verbo comer, formando assim o nome acarajé.

Faça-nos uma visita, o nosso endereço é:

Rua Pará, 1043 – Bairro Ipiranga, Ribeirão Preto-SP
Próximo à  linha do trem
Tel. (16) 3633-6834 / 9215-3179
E-mail:valdelicebaiana@hotmail.com